Header Ads

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Corregedora-geral visita Vargem Grande, Urbano Santos e Chapadinha


A Corregedoria Geral de Justiça (CGJ-MA) promove, desde o início da atual gestão, uma série de visitas às comarcas do Estado, com a finalidade de acompanhar, de perto, a realidade dos serviços judiciais. Nos encontros, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, conhece a gestão das unidades judiciais, dificuldades, leva orientações, esclarecimentos e recomendações, com o objetivo de aperfeiçoar a Justiça de 1° Grau.

No primeiro dia de itinerância pelo interior, no segundo semestre desse ano, a corregedora visitou, nessa terça-feira (8), as comarcas de Vargem Grande, Urbano Santos e Chapadinha, onde conversou com magistrados e servidores.

Em Vargem Grande, a desembargadora foi recebida pelo juiz Paulo de Assis Ribeiro. Durante reunião, o magistrado expôs a crescente demanda de trabalho, o que tem tornado insuficiente o quadro de servidores para dar cumprimento aos atos processuais sempre crescente nas ações em trâmite.

"A comarca de Vargem Grande necessita da instalação da 2ª Vara já criada, e de uma ampla reforma predial do fórum com melhoria da infraestrutura estrutural e elétrica", enfatizou o magistrado.

Em Urbano Santos a corregedora da Justiça foi recebida pela juíza Cintia de Sousa Facundo, titular da comarca. A desembargadora conheceu os serviços judiciais e a estrutura de trabalho da comarca. “Urbano Santos tem uma rotina judiciária bem definida, processos com trâmite normal de duração e acervo reduzido, o que demonstra uma organização bem definida de trabalho pela magistrada”, pontuou Anildes Cruz.

CHAPADINHA – Os juízes Cristiano Simas (1ª Vara) e Welinne de Souza Coelho (2ª Vara), receberam a corregedora Anildes Cruz, oportunidade em que apresentaram as instalações forenses. Os magistrados solicitaram a ampliação predial do fórum, e a instalação de um Juizado em virtude da comarca sediar unidade de Turma Recursal, uma das mais produtivas do Estado.

“O Fórum dispõe de uma estrutura já montada, inclusive com servidores, para atender à chegada de uma nova unidade judicial em Chapadinha”, ressaltou Welinne Coelho.

Durante a visita à Chapadinha, a corregedora conheceu as instalações da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR). O juiz Cristiano Simas, responsável pela Execução Penal, apresentou o trabalho desenvolvido na ressocialização de 192 presos da unidade. “Não tivemos nenhuma rebelião nos últimos 8 anos, o que se deve ao trabalho de parceria realizado entre o Judiciário e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP)”, explicou o magistrado.

AÇÕES - A corregedora Anildes Cruz ressaltou que as visitas fazem parte do Plano de Gestão da CGJ, e objetivam, entre outros, acompanhar de perto o andamento da Justiça de 1º Grau. "Faço questão de sair do gabinete da Corregedoria para uma ou duas vezes por semana dar expediente no Fórum de São Luís, inspecionar unidades e conversar com juízes e servidores, para alcançarmos a superação dos problemas existentes. Da mesma forma, visito as comarcas do interior para conhecer a realidade enfrentada pelos juízes de entrâncias inicial e intermediária", ressaltou Anildes Cruz.

A desembargadora ressaltou aos magistrados que é prioridade a remessa de um relatório circunstanciado contendo todas as necessidades elencadas pelos juízes para o bom andamento da Justiça de 1º grau.

“Com a parceria e apoio da Presidência do Tribunal de Justiça já conseguimos as reformas de diversos fóruns que foram visitados durante as atividades da CGJ Iitinerante, a exemplo de Pindaré-Mirim, que necessitava de uma reforma urgente” ressaltou a desembargadora-corregedora.

Asscom CGJ-MA

Nenhum comentário:

Correio Popular Maranhense. Tecnologia do Blogger.